segunda-feira, 21 de junho de 2010

Teoria e prática

Para iniciar minhas publicações neste blog, eu pretendia encontrar um material de faculdade, se não me engano dos primeiros semestres do curso de pedagogia, e iniciar de maneira mais acadêmica, com conceitos, citações de autores consagrados na academia, e coisas do tipo.
Mas, para não protelar mais a postagem de abertura, resolvi escrever um fato recente na minha vida.
Tenho uma amiga que está cursando o 3º semestre de pedagogia, e na última sexta-feira ela me relatou que está gostando bastante do curso, só que algumas vezes se sente aflita nas leituras de alguns textos, pois entende que a teoria é maravilhosa, mas quando ela volta seu foco de visão para a realidade, para o cotidiano escolar, para as relações entre professores e alunos, e entre os atores da escola, ela percebe uma forte discrepância.
Então, a teoria se presta somente para os devaneios utópicos.
Esse comentário dá pano pra manga.
Mas, vamos em frente!

Um comentário:

  1. Bom dia!

    Então, eu sou a amiga confidente, que muitas vezes chora ao ler textos teóricos sobre a ação pedagógica.
    Em especial, vi-me em uma situação difícil de pensar em abandonar o curso de pedagogia ao ler um texto no final do mês passado.
    Confesso que orei muito a Deus para que ele me respondesse se era esse o caminho a seguir.
    Bem, ele respondeu! Disse que sim!
    Então, como diz um tutor: Vamo que vamo!!
    Com choro, mas vamos lá!

    Abraços, Dani!

    Nádia

    ResponderExcluir