segunda-feira, 27 de junho de 2011

Conhece-te a ti mesmo

No mesmo pensamento, o Ph.D John Gottman lançou o livro Inteligência Emocional e a Arte de Educar nossos Filhos, em que apresenta a aplicação dos conceitos da teoria na relação entre pais e filhos.
A partir de estudos, entrevistas e observações, desde 1986, Gottman vem desenvolvendo a proposta de que os pais sejam preparadores emocionais dos filhos, e assim, as crianças possam ser mais saudáveis emocionalmente, e, posteriormente, possam se tornar adultos mais saudáveis e bem sucedidos. Desta obra, extraiu-se o trecho:
"
Na última década, a ciência descobriu muita coisa sobre o papel da emoção em nossa vida. Os pesquisadores verificaram que até mais do que o QI, a percepção emocional e a capacidade de lidar com os sentimentos determinam o sucesso e a felicidade da pessoa em todos os setores da vida (...)" (p.20, 8a. ed., 1997)

A teoria tem alguns pontos em comum com a Inteligência Intrapessoal, de Gardner, hipotetizador da Teoria das Inteligências Múltiplas.

Verdade seja dita, estamos dissociados de nós mesmos. Temos dificuldades em reconhecer as próprias emoções e os sentimentos, e de dar uma direção inteligente a eles. No entanto, nossos comportamentos são constantemente influenciados pela razão e pela emoção. A nossa percepção de mundo junto com o diálogo interno interagem influindo na saúde física, psíquica e intelectual.
Mas, quão distante está a humanidade de atingir essa consciência e essa inteligência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário